Certamente já chegou a um posto de combustível com a dúvida se abastecia com a gasolina 95 ou 98 (octanas). E, muitas das vezes, a principal razão de escolher a 95, em detrimento da premium, é por factores monetários. 

Mas afinal qual deve escolher? 
Há quem defenda que a utilização de gasolina 98 num veículo preparado para consumir a de 95 irá resultar num melhor rendimento em termos de quilómetros e menor desgaste do motor, o que irá compensar a diferença de preço por litro.
Provado está que se a gasolina recomendada para o veículo é a de 98 deve usar sempre essa. Nos outros casos, não há contra-indicações.
Os veículos que, comprovadamente, tiram partido da gasolina 98 são aqueles cujos motores têm taxas de compressão elevadas - veículos potentes que requerem esse tipo de combustível para o seu correto e fiável funcionamento. Para a esmagadora maioria das outras viaturas, os fabricantes recomendam a gasolina 95. Colocar nestes a dita gasolina premium terá efetivamente uma consequência: gastar mais dinheiro para fazer os mesmos quilómetros.