Numa nota enviada à Lusa, a Metro do Porto acrescenta que o arranque das obras, uma a realizar na cidade do Porto e outra em Vila Nova de Gaia, está previsto para os "próximos meses".
A empresa notou que os concursos para a expansão do metro "estão na reta final" e que desde terça-feira que os sete concorrentes estão informados de que dispõem de 90 dias para apresentar as propostas de empreitada.
"Com a aprovação pelo Conselho de Administração da Metro do Porto, SA. dos relatórios dos júris dos concursos, para a fase de pré-qualificação, os concorrentes vão ser convidados a apresentar propostas para a execução" das linhas, refere ainda a empresa.
Depois de os concorrentes submeterem as propostas, caberá ao júri dos concursos, "segundo os critérios de avaliação -- qualidade técnica das propostas e preço - propor a adjudicação das obras".
A Metro do Porto revelou a 20 de agosto que seis empresas candidatas à construção da Linha Rosa, no Porto, foram consideradas aptas, enquanto sete foram pré-qualificadas para a extensão da Linha Amarela em Vila Nova de Gaia.
Na ocasião, a empresa revelou que 11 consórcios foram considerados "aptos a construir as novas linhas do metro", sendo que, relativamente à nova Linha Rosa, o júri pré-qualificou seis das 10 candidatas e, para a linha Amarela, foram pré-qualificadas sete das 11 empresas que apresentaram propostas.
A empreitada acrescentará seis quilómetros e 10 milhões de novos clientes à rede do Metro.
Em causa está o prolongamento da Linha Amarela, entre Santo Ovídio a Vila d'Este , em Vila Nova de Gaia, e a construção da Linha Circular (Linha Rosa), entre os Aliados/Praça da Liberdade e a Casa da Música, no Porto.
No início de abril , quando foram lançados os concursos para as duas obras, o ministro do Ambiente apontou para três anos, em 2022, a conclusão das empreitadas.
O aviso publicado no Diário da República (DR) indica "42 meses" (quatro anos) como "prazo de execução do contrato" da construção da linha Rosa do Porto, com o valor base de 175 milhões de euros.
Quanto à obra de Vila Nova de Gaia, o prazo de execução previsto no DR é de "34 meses" (dois anos e dez meses), com o valor base de 95 milhões de euros.
O Metro do Porto opera atualmente em sete concelhos da Área Metropolitana do Porto através de uma rede de seis linhas, 67 quilómetros e 82 estações, utilizadas anualmente por cerca de 60 milhões de clientes, de acordo com dados da empresa.
A frota da Metro do Porto é, atualmente , constituída por 102 veículos: 72 do tipo Eurotram e 30 do tipo Tram-train.